top of page

Suzano recebe a visita de Tchongolola Tchongonga, rei da maior etnia de Angola

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 27 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Líder dos ovimbundu, o monarca participou de ato solene no Cineteatro Wilma Bentivegna com o prefeito Rodrigo Ashiuchi e o vice-prefeito Walmir Pinto


Texto: Leandro Rodrigues  Créditos da foto: Mauricio Sordilli/Secop Suzano
Texto: Leandro Rodrigues Créditos da foto: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Na manhã desta quinta-feira (26), o Cineteatro Wilma Bentivegna recebeu uma visita mais que especial, o rei do maior grupo étnico da Angola, Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI, líder dos ovimbundu, que representa 37% da população do país, com 13 milhões de pessoas.

O evento no cineteatro foi apenas o início da programação organizada pela administração municipal, que ainda contou com visitas por locais simbólicos do município.

A visita teve o objetivo de fortalecer os laços e as relações culturais tradicionais enraizadas na sociedade brasileira por meio da cultura africana. Esta é a primeira vez que um líder ovimbundu vem ao Brasil e, por isso, ele aproveitou para compartilhar hábitos e costumes de seu povo nas cidades por onde passou. Além de Suzano, os municípios de São paulo, Guarulhos, Florianopólis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

Em sua fala, durante o evento de recepção para autoridades municipais e representantes de entidades ligadas à igualdade racial, o rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI destacou a parceria com Suzano. “Não resta dúvidas de que a cidade engrandece os valores culturais que unem Brasil e Angola. Fomos muito bem-recebidos nesta terra, que está abençoada para receber todas as raças do mundo. Lutamos juntos para termos igualdade de convivência, de forma que a paz reine nos homens”, ressaltou o representante do povo ovimbundu.

Ao se dirigir ao rei dos ovimbundu e aos presentes, o prefeito Rodrigo Ashiuchi reforçou que o intercâmbio proporcionado pela presença física de Tchongolola Tchongonga tem inúmeros significados para Suzano e para o Brasil. “É um momento histórico e muito simbólico para o nosso município. Somos uma das poucas cidades que estão tendo a honra de receber essa visita. O encontro com nosso povo tem um valor simbólico muito grande, para o combate ao racismo, para a busca pelas oportunidade igualitárias e para a valorização de nossas tradições”, frisou Ashiuchi.


Texto: Leandro Rodrigues

Créditos da foto: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Comentários


bottom of page