top of page

Suzano abre inscrição para obtenção da carteira municipal de artesão

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 4 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura

Interessados podem se cadastrar presencialmente ou via telefone até sexta-feira da semana que vem; provas ocorrem em agosto e setembro



Nesta terça-feira (04/07), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano, por meio da Comissão de Promoção de Artesanato, abriu inscrições para agendamento da prova da carteira municipal de artesão.A obtenção da carteira permite a participação em feiras e curso, além da possibilidade de representar o município em eventos em outras cidades. A divulgação, feita por meio de um chamamento público, ocorre com base na lei 5.177/2019, que instituiu o “Programa Municipal de valorização do Artesanato e do Artesão de Suzano”. A previsão é de que cerca de 290 artesãos participem.

Os interessados em obter a carteira, podem agendar sua prova até a sexta-feira da próxima semana (14/07), de forma presencial, comparecendo no pavimento térreo do Centro Unificado de Serviços (Centrus), localizado na avenida Paulo Portela, 210, das 9 às 16 horas. Outra forma de efetuar a inscrição, é por meio do telefone (11) 4742-9579. No cadastro presencial, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3x4.

A prova será realizada entre os dias 23 de agosto e 15 de setembro, também das 9 às 16 horas. Para realizar a avaliação, o artesão deve realizar seu trabalho utilizando técnicas e produtos que estejam de acordo com a Base Conceitual do Artesanato Paulista.

Os candidatos aprovados poderão participar da feira de artesanato “Mega Natal 2023”, evento que expõe itens doméstico ou de decoração desenvolvidos por meio de diversas técnicas, como bordados, costura criativa, crochê, tricô, pintura, entrelaçamento, marcenaria, entre outras.

De acordo com a coordenadora de Artesanato da pasta, Vanessa Cury, a carteirinha garante a qualidade e a originalidade do artesanato suzanense. “A valorização destes profissionais é fundamental tanto para o incentivo na criação de produtos únicos, com essência e singularidade, quanto na movimentação da economia local”, pontuou a coordenadora.


Texto: Leandro Rodrigues

Créditos da foto: Luana Bergamini/Secop Suzano

Comentários


bottom of page