top of page

Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes conclui mais uma etapa da formação dos projetos de Educação Musical

  • Foto do escritor: Jornal Bairro a Bairro Videos
    Jornal Bairro a Bairro Videos
  • 28 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

A formação do projeto reuniu os profissionais dos projetos Pra Ver a Banda Passar e Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola


Secretaria de Educação
Secretaria de Educação

Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes realizou neste mês mais uma etapa do ciclo formativo dos projetos de Educação Musical, promovidos pela Pasta. Foram abordadas a relação entre alunos e professores e a campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para encerrar a programação, nesta segunda-feira (27/05) os profissionais também participaram de uma oficina sobre musicalização do projeto “Tra Lá Lá: Festa na Roça”.


A formação do projeto, destinado ao público infantil, reuniu os professores de musicalização dos projetos Pra Ver a Banda Passar e Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola na sala de música do Departamento Pedagógico (Deped), no Cemforpe, no Mogilar. A iniciativa foi realizada pela cantora e professora de canto, Aline Chiaradia, e a educadora musical, Camila Valiengo, que foram contempladas pelo PROFAC (Programa de Fomento a Arte).


Antes da oficina, os encontros do ciclo formativo reuniram os profissionais do projeto “Pra Ver a Banda Passar” no dia 20 e os monitores e coordenadores do Pequenos Músicos no dia 24. O coordenador dos projetos de música da Secretaria, maestro Allan Caetano, falou sobre a relação aluno-professor. “Nós abordamos questões essenciais como ética, fortalecimento do relacionamento entre aluno e professor, e valores fundamentais, como respeito, responsabilidade e justiça. No final, abrimos um diálogo para trocarmos experiências”, disse.


A programação também contou com a participação da psicóloga Adelene Carvalho Choairy, gerente do CREAS, de Brás Cubas. Adelene abordou a conscientização da campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes. “Falar com os professores é muito importante. A escola é um parceiro que também faz parte da rede de proteção”, destacou. Até o final deste primeiro semestre será realizado mais um encontro.


Há três anos a data que marca a campanha, 18 de maio, faz parte do calendário escolar da rede municipal de ensino. A iniciativa tem como objetivo potencializar as ações de cuidado com crianças e adolescentes. Além disso, a Secretaria de Educação conta com o Grupo de Trabalho para fortalecimento de ações de prevenção ao Combate e Enfrentamento de Violências contra Crianças e Adolescentes no Sistema Municipal de Ensino de Mogi das Cruzes.


Os projetos Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, gerido pela Sinfônica Mogi (Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes) e o Pra Ver a Banda Passar com gestão da AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes) e apoio da Diretoria de Ensino – Região Mogi das Cruzes, atendem 15.632 alunos com aulas de musicalização, instrumentos e coreografia em 48 escolas das redes municipal e estadual da cidade.


Fonte: Coordenadoria de Comunicação | Prefeitura de Mogi das Cruzes

Comentários


bottom of page