top of page

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae idealizam novo projetos para artesãos

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 13 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Iniciativa é direcionada para artesãos que possuem cadastro ativo na prefeitura

Os artesãos de Suzano ganharão um curso para aperfeiçoar suas criações e melhorar a gestão de seus negócios. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoverá o projeto “Artesanato Suzano sem Fronteiras”. A atividade é voltada para artesãos que têm cadastro ativo na prefeitura e possuam a carteira municipal do artesão. A iniciativa, contará com a orientação de especialistas em gestão de negócios, técnica e identidade artesanal e acesso a novos mercados, visando fortalecer o desenvolvimento do segmento no município. A previsão é de que as aulas comecem em maio, no Centro Unificado de Serviços (Centrus).

No momento, os registros dos 52 artesãos, que foram efetuados no dia 5 de abril, estão em fase de filtragem, sob responsabilidade do Sebrae. Esta filtragem serve para ver os artesãos que estão em vulnerabilidade social e aqueles que já têm seu próprio negócio, para que sejam separados em grupos e guiados para projetos específicos para sua situação.

Ainda este ano, duas feiras voltados para os artesãos estão programados, a Mega Dia das Mães e a Mega Natal Artesanal. Antes destas feiras, o programa oferecerá cursos, que visam melhorar o atendimento, a produção e a qualidade dos produtos oferecidos à população. Desse modo, é possível contribuir com o cumprimento do “Programa Municipal de Valorização do Artesanato e do Artesão de Suzano”, garantido pela lei municipal n° 5.177/2019.

De acordo com o chefe da pasta, André Loducca, este tipo de capacitação visa incentivar os profissionais que atuam neste segmento. “O trabalho artesanal requer uma habilidade específica e, por isso, deve ser valorizada. Com esse treinamento, buscamos melhorar ainda mais os serviços realizados pelos artesãos, de modo em que eles possam oferecer produtos devidamente qualificados aos consumidores. Sem dúvidas, a comercialização destes itens contribui para o aquecimento econômico da cidade”, disse o secretário.


Texto: Leandro Rodrigues

Créditos da foto: Wanderley Costa/Secop Suzano

Comentários


bottom of page