Procon de Itaquá orienta consumidores sobre a compra de material escolar
- Editor

- 14 de jan.
- 1 min de leitura
Ação tem foco em apoiar pais e responsáveis no período de volta às aulas

Com a proximidade do início do ano letivo de 2026, o Procon de Itaquaquecetuba reforça o compromisso com a defesa do consumidor e reuniu uma série de orientações importantes para auxiliar pais e responsáveis na compra de material escolar no comércio local. A iniciativa busca esclarecer dúvidas frequentes e incentivar escolhas mais conscientes, seguras e econômicas.
De acordo com a subsecretária de Defesa do Consumidor de Itaquá, Julia Guidini, o planejamento é um dos principais aliados do consumidor nesse período.
“A compra de material escolar geralmente ocorre sem grandes dificuldades, mas a falta de pesquisa pode causar gastos desnecessários. Comparar preços, observar promoções e avaliar a qualidade dos produtos são cuidados importantes”, destacou.
Entre as principais recomendações está a organização prévia da compra. Elaborar uma lista com os itens solicitados pela escola evita excessos e contribui para um melhor controle financeiro.
“Planejar antes de ir às lojas ajuda para decisões mais assertivas e para um melhor controle do que vai ser comprado”, explicou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.
Outro ponto de atenção é conhecer as políticas de troca, garantia e devolução dos produtos. O Procon orienta que os consumidores sempre guardem notas fiscais e comprovantes, documentos fundamentais em caso de necessidade de troca ou reclamação.
“O Procon atua para garantir equilíbrio nas relações de consumo. Vamos seguir reforçando dicas, orientações e fiscalizações em toda a cidade. Esse período de compras aquece ainda mais o comércio, então é o momento de reforçar os cuidados”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
Fotos: Chalaine Kerchner











Comentários