top of page

Procon de Itaquá notifica Sabesp por falta de água em cinco bairros

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 26 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

Liminar estabelece prazo de 48 horas para esclarecimentos e medidas de mitigação; concessionária pode ser multada


Fotos: Dayane Oliveira
Fotos: Dayane Oliveira

O Procon de Itaquaquecetuba notificou a Sabesp, nesta terça-feira (23), em razão da interrupção e do comprometimento no fornecimento de água em diversos bairros do município desde o último domingo (21). A medida busca garantir esclarecimentos imediatos e ações efetivas para reduzir os impactos enfrentados pela população.

De acordo com a concessionária, o problema teria sido causado por uma manutenção emergencial. No entanto, segundo o Procon, não houve a adoção de medidas eficazes para mitigar os transtornos aos moradores afetados.

O prefeito Eduardo Boigues destacou que a administração municipal tem atuado com rigor na defesa dos direitos da população.

“Estamos cobrando responsabilidade da concessionária. A falta de água compromete a rotina das famílias e não pode ser tratada com omissão. Se a resposta for inconclusiva ou não ocorrer dentro do prazo, a Sabesp poderá ser autuada e multada.”

A notificação estabelece um prazo de 48 horas para que a Sabesp apresente explicações formais e informe quais providências estão sendo adotadas para minimizar os prejuízos aos moradores dos bairros Jardim Gonçalves, Morro Branco, Jardim Europa, Jardim Miray, Maria Augusta e regiões próximas.

A diretora do Procon municipal, Julia Guidini, reforçou que o órgão utiliza instrumentos legais para garantir a prestação adequada dos serviços essenciais.

“O fornecimento de água é um serviço essencial. A concessionária precisa demonstrar quais medidas emergenciais estão sendo adotadas para reduzir os impactos à população.”

O secretário de Governo, Marcello Barbosa, afirmou que a Prefeitura seguirá acompanhando o caso.

“Nosso papel é garantir que os direitos dos moradores sejam respeitados. A administração municipal seguirá vigilante e tomará todas as medidas cabíveis para responsabilizar a Sabesp, se necessário.”

Fotos: Dayane Oliveira

Comentários


bottom of page