top of page

Prefeito de Suzano se encontra com DAEE e apresenta propostas de trabalho

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 5 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Encontro visa reduzir os impactos das chuvas e apresentar o cronograma de desassoreamento do Rio Tietê

Nesta terça-feira (4), o prefeito Rodrigo Ashiuchi esteve, em conjunto com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), em nova reunião com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Na ocasião, os participantes se dividiram em grupos para traçar estratégias conjuntas para cada região. Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Poá se reuniram e destacaram quatro pontos de atenção prioritária, sendo a questão do alagamento nos córregos Itaim, Martinelli, Paredão, Meinho e Bela Vista, que passam pela região; o afloramento rochoso na área que antecede a Barragem da Penha, próximo a Itaquá; o desassoreamento do rio Tietê, especialmente em áreas com formação de ilhas; e o estreitamento do córrego Três Pontes, na divisa com São Paulo.

Entre as iniciativas elaboradas para atender às demandas identificadas, o prefeito de Suzano e o secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, reforçaram a importância da construção de reservatórios para o amortecimento de cheias nos Parque Maria Helena, no Miguel Badra e no rio Una. Inclusive, a proposta de investimento na cidade foi apresentada ao presidente da Fundação Agência Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABHAT), Hélio Suleiman, que orientou a dupla sobre as etapas necessárias para a viabilidade do projeto.

O grupo também sugeriu ação semelhante para os córregos Martinelli, Paredão e Meinho; a limpeza do piscinão de Poá; a retirada de moradias nas chamadas Área de Preservação Permanente (APP), com apoio do Estado; a implosão de 30% a 40% do afloramento rochoso verificado a fim de melhorar o fluxo d’água; o patrulhamento do rio Tietê de maneira conjunta e periódica; a elaboração do estudo de macrodrenagem integrado; e o adiantamento do prazo de desassoreamento do rio Tietê e seus afluentes na região analisada, previsto para ocorrer entre outubro e novembro, conforme cronograma apresentado pelo DAEE.

"Quanto antes pudermos antecipar, melhor será para evitarmos intercorrências e prejuízos às famílias no período das chuvas. O ideal é trabalhar o desassoreamento durante a estiagem para que haja um resultado efetivo. Estamos todos empenhados em um único objetivo, a fim de sanar todas as burocracias envolvidas para o quanto antes efetuarmos esse trabalho que é de grande importância e interesse dos municípios”, explicou Ashiuchi.

A expectativa é de que as propostas levantadas na reunião sejam analisadas até o fim de maio pela equipe do DAEE. Segundo a superintendente Mara Ramos, “A ideia agora é voltar em 30 de maio com detalhes dos estudos que serão necessários para viabilizar os projetos”.


Texto: Leandro Rodrigues

Créditos da foto: Wanderley Costa/Secop Suzano

Comentários


bottom of page