‘Passe Livre’ registra mais de mil solicitações na primeira semana
- Editor

- 8 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Abertura do período de inscrições apontou uma média de 205 pedidos por dia; interessados devem encaminhar os dados até 30 de setembro

Até a manhã desta sexta-feira (07/07), a Secretaria Municipal de Educação, contabilizou um total de 1.025 solicitações do programa “Passe Livre Estudantil”, o que representa apenas uma semana desde o início das inscrições. A iniciativa, feita em parceria com a Radial Transportes, garante a gratuidade nas linhas municipais aos estudantes, para isso, estes devem efetuar o cadastro no site www.suzano.sp.gov.br/web/passe-livre até o dia 30 de setembro.
A abertura das solicitações ocorreu na última segunda-feira (03/07), e, desde então, a pasta recebeu uma média de 205 pedidos por dia. Destes pedidos, 695 eram para efetuar o recadastro, enquanto os outros 330 foram pessoas buscando a gratuidade pela primeira vez.
Para ter acesso ao benefício, seja pela primeira vez ou para o recadastro, o estudante deve residir em Suzano, ter uma renda familiar mensal de até três salários mínimos ou uma renda de meio salário mínimo per capta, comprovada pela Folha Resumo do Cadastro Único (CadÚnico). O estudante também deve morar a mais de dois quilômetros de distância da instituição de ensino ou de uma estação ferroviária.
Outro requisito consiste no nível de escolaridade. Os suzanenses podem efetuar o requerimento estando entre o 1º e 5º ano do ensino fundamental em uma instituição de ensino da rede pública ou, ainda, caso sejam bolsistas matriculados em instituições da rede privada. Estudantes do nível técnico ou superior podem solicitar o benefício, contando com a isenção no pagamento da mensalidade ou não.
Para o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, promover um acesso facilitado ao ensino é uma missão de grande valia, pois cortar impedimentos no aprendizado significa oferecer uma formação de mais qualidade. “Ao longo dos últimos dez anos, o ‘Passe Livre’ tornou-se uma ferramenta fundamental de integração para alunos de toda a cidade, pois estamos falando de um serviço que corta custos para as famílias”, disse.
O chefe da pasta completou ao sugerir que os interessados façam o pedido o mais rápido possível. “Nós temos uma média positiva de solicitantes e usuários, então sempre recomendamos que os estudantes façam o processo o mais cedo possível, pois há uma série de processos para confirmar ou reprovar a oferta do benefício, sendo que em casos negativos, o reenvio de informações e documentos também requer alguns dias para aprovação”, finalizou Bassini.
Texto: Leandro Rodrigues
Créditos da foto: Luana Bergamini/Secop Suzano











Comentários