Os paulistas na Copa do Brasil
- Editor

- 2 de jun. de 2023
- 3 min de leitura
Na última quinta-feira (01/06), tivemos a rodada final das oitavas de final da Copa do Brasil. Representando o estado de São Paulo, Corinthians, Santos, Palmeiras e São Paulo disputaram a vaga para a próxima fase do torneio.

Palmeiras
O alviverde tinha um confronto difícil pela frente, contra a forte equipe do Fortaleza. Por ser um dos grandes favoritos da competição, era esperado que o Palmeiras passasse, com algum sofrimento mas com o resultado positivo. O torcedor palmeirense teve um final melhor do que sonhava. Jogando no Allianz Parque, o time comandado pelo técnico Abel Ferreira fez um sonoro 3 a 0 para cima do Leão, o que deixava a classificação muito bem encaminhada, mesmo com o forte Fortaleza jogando o segundo confronto em seus domínios. A segunda partida talvez tenha tido um resultado mais esperado. O Palmeiras apenas administrou a classificação e perdeu pelo placar simples. Mesmo com a derrota o alviverde passou de fase sem grandes problemas.
Corinthians
O alvinegro teve o confronto mais difícil desta fase, o milionário e poderoso Atlético Mineiro. Para deixar o confronto ainda mais emocionante, o Corinthians vivia um péssimo momento, enquanto o Galo estava em crescimento. O primeiro jogo, em Belo Horizonte, resumiu bem o momento dos dois times, 2 a 0 Atlético com um Corinthians que nem sequer competiu no jogo. O que a maioria pensava, inclusive o treinador atleticano, Eduardo Coudet, era que o duelo estava ganho, mas todos se esqueceram da força corinthiana em Itaquera. Com Hulk no banco, o Atlético assistiu um verdadeiro baile corinthiano, que aplicou o mesmo placar do primeiro jogo. O 2 a 0 saiu muito barato para os mineiros e a partida acabou indo para os pênaltis, onde brilhou mais uma vez a estrela de Cássio, classificando o Corinthians de forma histórica.
São Paulo
O tricolor paulista, diferente do Corinthians, foi o que teve o adversário considerado mais fraco desta fase, o Sport. Com uma boa fase do tricolor paulista após a chegada de Dorival Júnior, era esperado um confronto muito bem resolvido para o lado paulista. O primeiro jogo, em Recife, o São Paulo demonstrou sua boa fase e marcou 2 a 0 dentro da casa adversária. O segundo jogo, no Morumbi, parecia tranquilo após Michel Araújo abrir o placar para os mandantes, colocando 3 a 0 no placar agregado, porém, o Sport buscou forças e conseguiu reverter o jogo e vencer por 3 a 1, o que seria a primeira derrota de Dorival e levaria a partida para os pênaltis. Apesar de todo o sofrimento. O São Paulo conseguiu tranquilizar sua torcida e também passou de fase.
Santos
O time da Baixada Santista está vivendo uma verdadeira incógnita na temporada. Fez alguns bons jogos, diversos ruins, e nem o torcedor sabe o que esperar a cada partida. O Santos enfrentou o Bahia, um confronto muito equilibrado nas oitavas de final, onde não existia favoritismo para nenhum lado. Com o primeiro jogo na Vila Belmiro, o torcedor santista desejava pelo menos uma vitória simples para se tranquilizar, porém mais uma vez o Santos decepcionou seu torcedor e saiu com o placar de 0 a 0, ainda reversível, mas muito ruim para quem joga em casa. A segunda partida foi realizada na Bahia e, por incrível que pareça, o Santos conseguiu arrancar o empate por 1 a 1 no último minuto. Parecia que o Peixe ia conseguir uma classificação histórica para seu torcedor, mas nos pênaltis, o time da casa conseguiu se recuperar e se impor em seus domínios, despachando mais um paulista da competição.
Corinthians, São Paulo e Palmeiras conhecerão seus adversários nas quartas de final da Copa do Brasil no dia 6 de junho, na sede da CBF. O sorteio será com pote único, ou seja, qualquer time pode se enfrentar, podendo acontecer inclusive um grande clássico paulista. Os outros times classificados são: Flamengo, Grêmio, América Mineiro, Athletico Paranaense e o já citado Bahia.
Texto: Leandro Rodrigues











Comentários