Legislativo entrega o prêmio “Olimpio Osamu Tomiyama 2025”
- Editor

- 17 de jun.
- 2 min de leitura
Em sessão solene realizada nesta segunda-feira, 16, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes entregou o prêmio “Olimpio Osamu Tomiyama 2025”, condecoração criada com o intuito de celebrar o “Dia Nacional da Imigração Japonesa no Brasil”, comemorado em 18 de junho.

De autoria do vereador professor Eduardo Ota (Pode), a cerimônia obedece ao Decreto Legislativo n. ° 186/2023. O objetivo da solenidade é reconhecer os descendentes de japoneses e/ou entidades nipo-brasileiras que tenham contribuído para a preservação da cultura nipônica no Município.
O prêmio “Olimpio Tomiyama” leva o nome do ex-vereador falecido em 2019 que, além de filho de imigrantes japoneses, exerceu oito mandatos no Legislativo mogiano, recorde de permanência na vereança da Cidade.
Os trabalhos legislativos foram conduzidos pelo vereador Edu Ota na presidência da sessão solene, com o vereador Vitor Emori (PL) na primeira secretaria.
Além deles, compuseram a mesa diretiva o secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito, coronel Ary Kamiyama — representando a prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), o ex-deputado federal e ex-prefeito Junji Abe, o presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Frank Tuda, o presidente do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Fábio Dan, o presidente do Templo Hompa Hongwanji de Mogi das Cruzes, Antonio Waragaia, Nair Tomiyama, representante da família Tomiyama, patrono da condecoração, a vereadora Priscila Yamagami Kähler (PP), o vereador Pedro Komura (União Brasil) e Rodrigo Ashiuchi, secretário municipal de Verde e Meio Ambiente da Capital e ex-prefeito de Suzano.
Também prestigiaram o evento o parlamentar Rodrigo Romão (PCdoB), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e ex-vereador, Sadao Sakai, entre outras autoridades e personalidades.
Eduardo Ota explicou os motivos que o levaram a criar a honraria. “A comunidade japonesa sempre trabalhou e ainda trabalha muito por Mogi das Cruzes. Por isso, esse prêmio é um reconhecimento. A colônia japonesa é muito importante na história de nossa Cidade”.
Junji Abe também discursou. “A chegada dos imigrantes japoneses merece, sim, ser celebrada. É uma forma de perpetuar o legado maravilhoso que nós recebemos. Podemos ter feições diferentes, mas dentro de nossos corações pulsa um sentimento em comum com todos os brasileiros: o amor por este país maravilhoso”.
O secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito, coronel Ary Kamiyama, foi mais um a deixar elogios para os homenageados. “É incrível como a nossa colônia japonesa se destaca em todos os setores: economia, esportes, cultura, política, religião, segurança pública, gastronomia, enfim. Parabenizo todos os homenageados desta noite. É muito bom poder vir representar a prefeita Mara nesta bela solenidade. Parabenizo também a todos os familiares dos homenageados”.
Rodrigo Ashiuchi, secretário municipal de Verde e Meio Ambiente da Capital e ex-prefeito de Suzano, também se manifestou. “É um dia muito especial. A presença da colônia japonesa é marcante na história de mais de 400 anos de Mogi das Cruzes. O povo japonês ajudou a Cidade a se tornar forte em vários setores. A história de Mogi está diretamente ligada à colônia japonesa. Parabenizo o vereador Ota e todos os homenageados”.











Comentários