top of page

Itaquá reduz 35% o número de mortes no trânsito

  • 15 de fev. de 2025
  • 2 min de leitura

Investimento de mais de R$ 8 milhões por ano amplia a segurança viária


Entre as cidades com maior número de habitantes do Alto Tietê, Itaquaquecetuba é o município que registrou a maior queda no número de mortes por acidentes de trânsito em vias municipais em 2024, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento de letalidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).


Fotos: Eduardo Borges
Fotos: Eduardo Borges

O levantamento mostra que, em 2024, 20 pessoas morreram em Itaquá vítimas de acidente de trânsito, já em 2023, foram 31, uma queda de 35%. Mogi das Cruzes aparece em segundo com queda no número de acidentes fatais, enquanto Suzano e Ferraz registraram aumento.


“Os números apontam que as nossas ações estão dando resultado, que é transformar a cidade com estrutura viária de qualidade. Neste ano, a meta é promover mais conscientização aos pedestres e motoristas para reduzir cada vez mais os acidente”, disse o secretário de Mobilidade, Rosinaldo Castro.


A administração municipal investe anualmente cerca de R$ 8 milhões em sinalizações e obras relacionadas a mobilidade urbana. A secretaria realiza a manutenção da sinalização viária de forma contínua conforme a necessidade identificada pelas equipes por meio de estudos técnicos ou demandas da população. A Central Semafórica também é uma ferramenta fundamental para o trânsito de Itaquá, que monitora em tempo real e envia os diagnósticos de falhas nos semáforos.


A cidade ainda promove anualmente a campanha Maio Amarelo de conscientização para a segurança no trânsito. O cronograma se estende por todo o mês e conta com simulação de acidente e resgate, blitz educativa e caminhada. Neste ano, a novidade será um simulador de batida em parceria com a Ecopistas. Há, inclusive, uma escolinha de trânsito para a conscientização de crianças.


“Sabemos da importância de ter uma cidade bem estruturada, mas não podemos esquecer de colocar em prática a conscientização das pessoas sobre os cuidados básicos no trânsito. Seguimos avançando para dar mais qualidade de vida à população", destacou o prefeito Eduardo Boigues. Solicitações podem ser feitas pelo telefone (11) 4642-7878.


Fotos: Eduardo Borges

Comentários


bottom of page