Itaquá prepara mais de 5 mil estudantes para o Saeb 2025 com ações de incentivo e engajamento
- Editor

- 17 de out.
- 2 min de leitura

Avaliação permite identificar os níveis de aprendizagem
Com a aproximação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, a Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba está intensificando os preparativos e as ações de mobilização voltadas aos 5 mil estudantes dos 5º anos que participarão da prova entre 20 e 31 de outubro.
Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb é uma avaliação em larga escala que mede a qualidade da educação básica no Brasil, identificando níveis de aprendizagem e fatores que influenciam o desempenho escolar.
Os resultados são fundamentais para a formulação de políticas públicas e para o aprimoramento das práticas pedagógicas, compondo, junto ao Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – principal indicador da qualidade educacional do país. Em Itaquaquecetuba, o Saeb tem papel estratégico na construção do Ideb municipal, que atualmente registra nota 5,9.
Como parte das ações de engajamento, a Secretaria lançou uma campanha especial com o mascote Léo Taquá, que está visitando as escolas, especialmente as turmas de 5º ano, distribuindo adesivos e incentivando os alunos a participarem com entusiasmo.
Estudantes dos 2º anos, das redes municipal e estadual, também participarão da avaliação, de forma amostral. Já nesta sexta-feira (17), será realizada a reunião de pais e mestres para reforçar junto aos responsáveis a importância da frequência e da aprendizagem escolar.
“A educação é uma das maiores prioridades em Itaquá, e o Saeb é uma oportunidade de mostrar o quanto nossos estudantes estão avançando. Estamos trabalhando com muito empenho para garantir que as crianças estejam preparadas, motivadas e confiantes”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.
Saresp 2025
As ações também têm impacto direto no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), que será aplicado em 18 de novembro para os estudantes dos 2º e 5º anos. As provas abrangem Língua Portuguesa e Matemática, com 32 questões de múltipla escolha e duração máxima de 3h30.
O objetivo é diagnosticar o nível de aprendizagem dos estudantes e orientar políticas públicas e práticas pedagógicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino.
Avaliações internas fortalecem o aprendizado
O Centro Municipal de Avaliação Educacional de Itaquaquecetuba (CMAEI) tem papel essencial nesse processo, acompanhando de perto as avaliações externas e implementando instrumentos diagnósticos próprios para compreender a realidade educacional local.
O CMAEI realiza estudos, pesquisas e monitoramentos que ajudam a identificar as necessidades dos alunos e avaliar o impacto das estratégias pedagógicas adotadas na rede municipal.
📸 Fotos: Divulgação











Comentários