top of page

Itaquaquecetuba é 2ª cidade com menor taxa de mortalidade no trânsito no estado de São Paulo

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 28 de nov.
  • 2 min de leitura

Itaquaquecetuba, município com cerca de meio milhão de habitantes, alcançou a 2ª menor taxa de mortalidade no trânsito do estado de São Paulo entre as cidades com mais de 300 mil moradores. Os dados são do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito (Infosiga), vinculados ao Detran-SP, e comparam os meses de outubro de 2024 e 2025.


Itaquaquecetuba - SP
Itaquaquecetuba - SP

Conforme o levantamento, entre as 25 maiores cidades do estado, Itaquá registra 4,84 óbitos por 100 mil habitantes, ficando atrás apenas de Diadema-SP, no Grande ABC, que teve índice de 4,08. O resultado mantém o município como o melhor colocado do Alto Tietê, à frente de Suzano-SP (5,48), Mogi das Cruzes-SP (5,71), Osasco-SP (6,57) e Guarulhos-SP (6,96).

O prefeito Delegado Eduardo Boigues (PL) credita o desempenho às ações de prevenção implantadas nos últimos anos, como instalação de lombofaixas, reforço na sinalização, investimentos em mobilidade urbana, além de campanhas educativas como o Maio Amarelo e a Semana de Trânsito. Obras de pavimentação e recapeamento também contribuíram para melhorar a segurança viária.

Somente em outubro de 2025, o município registrou três mortes no trânsito — todas envolvendo motociclistas — representando queda de 25% em relação a setembro. De janeiro a outubro de 2025 foram 29 óbitos, redução de 6,5% na comparação com o mesmo período de 2024, que teve 31 vítimas.

Boigues ressalta que, embora fatores individuais como imprudência ou embriaguez ao volante escapem do controle estatal, o Poder Público vem atuando de forma constante em fiscalização, educação para o trânsito e melhoria das vias urbanas:

“Uma cidade com mobilidade organizada, boa sinalização, iluminação pública e ruas em condições adequadas oferece mais segurança. O que está ao alcance da Prefeitura, estamos fazendo, do trabalho diário de fiscalização às melhorias na infraestrutura viária”, afirma o prefeito, que teve 82,8% de aprovação em pesquisa recente do Instituto Paraná.

Comentários


bottom of page