top of page

Itaquaquecetuba tem a 64ª melhor qualidade em Saúde Pública do estado de São Paulo

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 3 de out.
  • 2 min de leitura
Itaquaquecetuba SP
Itaquaquecetuba SP


Município também figura na 181ª posição no ranking nacional do CLP

Itaquaquecetuba conquistou a 64ª posição entre os 645 municípios paulistas no quesito Qualidade em Saúde Pública, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Em nível nacional, a cidade também alcançou posição de destaque, ficando em 181º lugar entre 418 municípios avaliados com mais de 80 mil habitantes.

Para o prefeito Delegado Eduardo Boigues (PL), a colocação é reflexo da reestruturação promovida no setor.

“Nos últimos quatro anos e meio, a Saúde foi colocada como prioridade de nossa gestão. Reestruturamos o sistema público e ampliamos a oferta de serviços, com investimentos significativos e humanização no atendimento. Nossa maior preocupação é atender com excelência o paciente da cidade”, destacou.

O que o ranking avalia

O estudo do CLP é estruturado em 13 pilares, 65 indicadores e três dimensões (Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública e Políticas Públicas). No caso da Saúde, foram analisados indicadores como mortalidade materna, desnutrição infantil, obesidade em crianças e mortalidade infantil por causas evitáveis.

De acordo com o CLP, “a qualidade é condição básica para avaliar o nível de bem-estar e está diretamente associada à missão governamental de atender as necessidades da população”.

Investimentos e avanços na Saúde de Itaquá

Nos últimos anos, a administração municipal tem realizado uma série de ações para fortalecer a rede de atendimento. Entre elas:

  • UBS+ Centro: inaugurada e modernizada, funciona das 7h às 21h, com mais especialidades médicas e estrutura ampliada;

  • Centro de Saúde Infantil (CSI): atendimento 24 horas exclusivo para pacientes de 0 a 14 anos, com capacidade para 7 mil atendimentos mensais;

  • Instituto de Nefrologia de Itaquá: primeiro da cidade, com expectativa de zerar a fila de pacientes renais crônicos que dependem de hemodiálise;

  • Agiliza SUS: programa pioneiro que já soma 37 mil acolhimentos e 44 mil procedimentos realizados na rede básica;

  • Ampliação de unidades: reforço estrutural e de serviços na USF Miray e na UBS Recanto Mônica.

Com população de cerca de 500 mil habitantes, Itaquá vem ganhando visibilidade na área da saúde pública, tanto pelo aumento de investimentos quanto pela preocupação em oferecer atendimento humanizado.

Comentários


bottom of page