top of page

Farofa acompanha apresentação de novo sistema viário de Mogi

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 5 de ago.
  • 4 min de leitura

O presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Francimário Vieira de Macedo (PL), o Farofa, participou no Theatro Vasques, no Centro, da apresentação do novo sistema viário de Mogi das Cruzes, batizado de “Integra Mogi”. O projeto promete solucionar ainda na atual gestão um antigo problema de trânsito do Município: o excesso de veículos que utilizam a Praça Kazuo Kimura, popularmente conhecida como “Praça do Habib’s”.


Mogi das Cruzes
Mogi das Cruzes

O modelo de engenharia exibido propõe grandes mudanças para o trânsito local: a construção de uma nova avenida — a Via Parque 1 —, a reorganização do trânsito e a construção de uma ponte estaiada — em cima da Praça do Habib’s — com o objetivo de transpor a linha ferroviária da CPTM, já que a mesma será expandida até César de Souza. Também faz parte do pacote a duplicação da Avenida Pedro Romero.


O evento teve a prefeita da Cidade, Mara Bertaiolli (PL), e seu vice, Téo Cusatis (PSD), como anfitriões, e contou também com explanação do secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar.


Também marcaram presença os vereadores Edson Santos (PSD), Johnross (PRD), Mauro de Assis Margarido (PRD), Johnny da Inclusão (Avante), Eduardo Ota (Pode), Felipe Lintz (PL), Malu Fernandes (PL), Bi Gêmeos (PSD), Rodrigo Romão (PCdoB), Tonhão de Jundiapeba (PL) e Vitor Emori (PL).


“Mogi cresceu muito nos últimos anos. A questão da mobilidade é um dos grandes desafios a serem vencidos. Mogi tem sido muito procurada por causa de suas características: está muito perto da Capital, do aeroporto de Guarulhos, do litoral, do Vale do Paraíba etc. Além disso, nossos empresários acreditaram em Mogi e construíram excelentes empreendimentos imobiliários. Na Câmara, muita gente me conta que veio para Mogi porque nossa Cidade oferece qualidade de vida. César de Souza e Botujuru cresceram muito nos últimos anos, só para citar dois exemplos. Hoje, fiquei feliz e mais tranquilo em saber que a nossa prefeita já tem soluções para vencermos nossos desafios.”.


A prefeita fez questão de agradecer aos vereadores presentes e à parceria com o Legislativo. “Fico grata pelo comparecimento de cada um dos nossos parlamentares. Estamos caminhando lado a lado com a Câmara. Nossa Mogi não tem partido. Vamos buscar recursos financeiros em conjunto, sempre procurando o melhor para nossa Cidade. As dificuldades de mobilidade urbana são motivo de grande angústia na vida moderna. Por isso, estamos nos preparando para dar grandes passos”.


Solução para o gargalo de trânsito na Praça do Habib’s


O entorno da Praça Kazuo Kimura, conhecida como rotatória do Habib's, é um dos principais problemas de trânsito de Mogi na atualidade: afinal, a estrutura recebe o fluxo de veículos de diversas vias importantes, como as avenidas Francisco Rodrigues Filho, Manoel Bezerra Lima Filho e Yoshiteru Onishi, além de concentrar o acesso ao Terminal Rodoviário, à Estação Estudantes da CPTM e ao principal shopping da cidade.


Nesse contexto, o Novo Sistema Viário de Mogi das Cruzes, o “Integra Mogi”, será um plano moderno, funcional e de longo alcance, capaz de redesenhar a mobilidade da região, de acordo com representantes do Executivo.


Construção da Via Parque 1


Está prevista a construção da Via Parque 1, que estabelecerá uma nova ligação entre a Avenida Francisco Rodrigues Filho, a rotatória da Avenida Waldemar Costa Filho e a Avenida Antonio de Almeida. A intenção é desafogar o trânsito de quem sai de áreas densas, como César de Souza, e precisa acessar o Centro, outros bairros e a Rodovia Mogi-Dutra com mais rapidez.


Reorganização do trânsito


Haverá ainda uma reorganização do trânsito logo após a Via Parque 1, com o fluxo sendo direcionado pela Avenida Waldemar Costa Filho e, em seguida, pelas ruas Carlos Barattino, Avenida Cívica (Engenheiro Ariano Alves da Silva) e Titto Muffato.


O objetivo é facilitar a circulação tanto para quem se dirige a São Paulo quanto para quem retorna à região das universidades, da Estação Estudantes e do shopping.


Ponte Estaiada


Também está prevista a construção de uma Ponte Estaiada, que vai ligar diretamente a Avenida Manoel Bezerra Lima Filho à Avenida Yoshiteru Onishi, passando sobre a linha férrea — já que a CPTM planeja estender o transporte de passageiros via trem até César de Souza — e sobre a Avenida Francisco Rodrigues Filho.


Com essa ligação, a rotatória da Praça Kazuo Kimura - mais conhecida como rotatória do Habib's – receberá bem menos trânsito, assim, será reestruturada para oferecer foco em lazer e convivência, deixando de ser somente um dispositivo de trânsito.


A ponte estaiada e a Via Parque 1 vão garantir um trânsito muito mais rápido, seguro e contínuo, sem interferências diretas na linha férrea.


Duplicação da avenida Pedro Romero


Outra importante obra que está ligada ao Novo Sistema Viário será a duplicação da Avenida Pedro Romero, que acontecerá sem custos para o município, em parceria com a iniciativa privada, marcando a retomada das contrapartidas viárias por parte das empresas incorporadoras.


A empresa Alden fará a construção da quarta pista da Avenida Pedro Romero, com um total de 1,7 quilômetro de extensão, além de iluminação, passeio, ciclovia e canteiro central. O investimento estimado é de R$ 10 milhões.


O projeto foi aprovado pela prefeitura de Mogi das Cruzes em julho de 2025. Nesta manhã, o sócio-administrador da Alden Desenvolvimento Imobiliário, Henrique Borenstein, Farofa, Téo Cusatis e a prefeita assinaram a ordem de serviço para o início destas intervenções.

Comentários


bottom of page