top of page

Em Itaquá, programação do Mês da Consciência Negra valoriza cultura afro-brasileira

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 11 de nov.
  • 2 min de leitura

Feira, oficinas, apresentações culturais e formação de professores fazem parte do cronograma


Fotos: Eduardo Borges
Fotos: Eduardo Borges

Durante todo o mês de novembro, a Prefeitura de Itaquaquecetuba realiza uma série de ações em celebração ao Mês da Consciência Negra, com atividades voltadas ao combate ao racismo e à valorização da diversidade cultural afro-brasileira. A programação inclui feiras, oficinas, rodas de conversa, apresentações culturais e formações pedagógicas.

Entre os destaques está a 2ª edição da Feira Preta, marcada para o dia 18 de novembro, das 17h às 22h, no Largo da Vila São Carlos. O evento celebra a cultura, arte e ancestralidade, com apresentações musicais e de dança, gastronomia afro-brasileira, exposições, rodas de conversa e empreendedorismo negro. A feira homenageia Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência e da luta pela liberdade.

No dia 25, o Centro de Formação para Profissionais da Educação sedia as oficinas complementares ao I Seminário de Alfabetização, Letramento e Equidade Racial, que visa promover práticas pedagógicas de valorização da cultura afro-brasileira e da equidade racial na educação.Pela manhã, das 8h às 12h, serão realizadas as oficinas “Literatura afro-brasileira”, “Estampando saberes: adinkras” e “Jogos e brincadeiras africanas”. No período da tarde, das 13h às 17h, haverá atividades sobre literatura afro-brasileira e confecção de shekerê, instrumento musical de origem africana.

A programação oficial do seminário segue de 25 a 28 de novembro, no auditório Monte Belo, das 19h às 21h30, com temas que abordam a importância da representatividade e da resistência na educação. Entre eles, “Territórios de resistência e produção de saber: os quilombos como pedagogias da liberdade”, “Prática docente: entre o ensino, a mediação e a aprendizagem”, “A intersetorialidade educacional: fundamentos teóricos e implicações práticas” e “Entre quintais e palavras: a literatura como território de encantamento e identidade”.

Ao longo do mês, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) também terão uma programação especial com apresentações culturais, rodas de conversa, brincadeiras africanas, saraus e exposições artesanais.As atividades acontecerão nos seguintes locais e datas:

  • CRAS Caiuby – dias 17 (9h) e 27 (10h30);

  • CRAS Quinta da Boa Vista – dia 18 (8h30, 9h30, 13h30 e 14h30);

  • CRAS Morro Branco – dia 24 (10h30 e 14h);

  • CRAS Recanto Mônica – dia 27 (10h30);

  • CRAS Paineira – dia 28 (14h).

“O mês da Consciência Negra é uma oportunidade de unir esforços entre as secretarias para valorizar a cultura. Cada ação é um passo importante para construirmos uma cidade mais justa e igualitária”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues.

Fotos: Eduardo Borges

Comentários


bottom of page