top of page

Em Itaquá, Muralha Eletrônica identifica e apreende veículo com placa clonada

  • Foto do escritor: Jornal Bairro a Bairro Videos
    Jornal Bairro a Bairro Videos
  • 4 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Sistema monitora cerca de 500 mil veículos por dia


A Muralha Eletrônica, que faz o monitoramento inteligente para garantir a segurança da população de Itaquaquecetuba na entrada e saída da cidade, foi essencial para localizar e apreender um veículo com placa clonada que trafegava pelo município e era utilizado para práticas de furto. O sistema é monitorado pela Secretaria de Mobilidade Urbana e um importante aliado da Secretaria de Segurança Urbana.


Fotos: Eduardo Borges
Fotos: Eduardo Borges

No mês passado, um veículo que trafegava pela estrada do Bonsucesso, no bairro Rio Abaixo, foi flagrado pelas câmeras com emplacamento clonado, gerando multas para o verdadeiro proprietário. Após acompanhamento da Guarda Civil Municipal (GCM), o veículo foi encontrado abandonado no Jardim Paineira.


A Segurança Urbana já havia registrado denúncias do veículo que estaria envolvido na prática de furtos no Jardim Amazonas e assim ele foi localizado e encaminhado ao pátio municipal. “A tecnologia identifica que tipo de veículo a placa pertence, se é roubado ou participou de algum roubo dentro da cidade, se está com a placa clonada, entre outras funções que são essenciais para o combate da criminalidade”, explicou o secretário de Segurança, Anderson Caldeira.


Trata-se de um conjunto de 20 câmeras IPs interligadas por um servidor com sistema inteligente de leitura de placas de veículos. As câmeras foram instaladas na entrada e saída da cidade, permitindo monitorar o tráfego nesses acessos.


O sistema conta com um painel que emite relatórios operacionais por hora e cerca de 500 mil veículos passam pela via diariamente. Além disso, monitora a restrição de caminhões em quatro ruas de grande fluxo.


O monitoramento ainda é feito por meio de lombada eletrônica na rodovia Alberto Hinoto e nas avenidas Almiro Dias e Ítalo Adami. O equipamento serve para inibir o tráfego em alta velocidade em locais com grande fluxo de pedestres e onde há histórico de acidentes e atropelamentos.


“Foram definidos pontos estratégicos para essa implantação com alto índice de acidentes. Agora a cidade está sendo monitorada, o que permite mais agilidade e segurança no atendimento à população. Além disso, a Muralha melhora a gestão do trânsito ao fornecer dados e estatísticas sobre o comportamento dos usuários da malha viária, auxiliando na tomada de decisões estratégicas”, completou o secretário de Mobilidade, Rosinaldo Castro.


“Trouxemos essa inovação para dar mais tranquilidade a todos, utilizando tecnologia de reconhecimento de imagem que identifica veículos com placas falsas em tempo real e envia alertas com a localização exata para os centros de segurança. Isso permite uma resposta rápida das autoridades, aumentando a eficácia na recuperação de veículos e na prevenção de crimes”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.


Fotos: Eduardo Borges

Comentários


bottom of page