top of page

Defesa Civil de Itaquá forma 30 voluntários do NUPDEC e reforça prevenção a desastres

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • há 13 horas
  • 2 min de leitura

Cerimônia marcou a conclusão de 80 horas de formação.


A Defesa Civil de Itaquaquecetuba realizou a formatura de 30 voluntários do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), consolidando mais uma etapa importante no fortalecimento da preparação comunitária e da prevenção a desastres no município. A cerimônia — realizada na quinta-feira (4) — reuniu familiares dos formandos e representantes da Defesa Civil de Biritiba Mirim e Suzano.


Fotos: Matheus Cruz
Fotos: Matheus Cruz

Os núcleos comunitários desempenham papel estratégico na mobilização social, no apoio em situações emergenciais e na orientação à população sobre riscos. A formação teve duração de 90 dias, totalizando 80 horas, distribuídas em quatro módulos teóricos e um prático, que garantiram conhecimento técnico e integração com equipes profissionais. Todos os participantes receberam certificado.

A grade do curso incluiu cinco encontros presenciais, dois encontros online e a participação em diversas atividades práticas e complementares, como capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Intersecretarial, curso de identificação de animais peçonhentos, mobilização no pedágio e participação no simulado de inundação.

Para o coordenador da Defesa Civil, Anderson Marchiori, o programa fortalece o atendimento inicial em situações críticas.“É de extrema importância estarmos formando 30 novos agentes comunitários. São pessoas que, em uma situação de emergência, podem ser os responsáveis por apoiar uma vítima e até mesmo salvar uma vida.”

O secretário de Governo, Marcello Barbosa, destacou o valor do trabalho conjunto entre poder público e comunidade.“Itaquá é uma cidade que exige preparo e prevenção, principalmente em períodos de fortes chuvas. Contar com moradores que vivem diariamente nos bairros é ainda mais importante, porque o conhecimento se estende.”

O prefeito Eduardo Boigues reforçou o impacto direto da iniciativa na segurança da população.“Historicamente nossa cidade é castigada por alagamentos em bairros próximos ao rio Tietê. Ao contrário de anos anteriores, agora temos um preparo maior. Hoje ganhamos um reforço importante, com 30 novos líderes comunitários.”

A formação amplia a capacidade de resposta da cidade e fortalece a construção de uma Itaquaquecetuba mais preparada e resiliente diante de situações de risco.

Fotos: Matheus Cruz

Comentários


bottom of page