top of page

Defesa Civil de Itaquá amplia capacitação comunitária com criação de NUPDECs

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 27 de fev.
  • 2 min de leitura

Objetivo é capacitar moradores de áreas de risco para atuarem na identificação de ameaças e prevenção de acidentes


Fotos: Divulgaçã
Fotos: Divulgaçã

A Defesa Civil de Itaquaquecetuba está fortalecendo a prevenção de desastres no município com a formação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs). A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Assistência Social, busca capacitar moradores das áreas de risco para atuarem na identificação de ameaças, prevenção de acidentes e resposta rápida a emergências.


Atualmente, o município possui 31 áreas classificadas como de risco, de acordo com o mapeamento da Defesa Civil. Nessas regiões, os NUPDECs desempenham função fundamental ao orientar a comunidade sobre medidas de segurança, oferecer treinamentos e atuar em parceria com os agentes públicos para minimizar impactos de desastres naturais ou causados pelo homem.


Os voluntários que integram os núcleos são treinados para auxiliar na prevenção e mitigação de riscos, participando de palestras, simulações e capacitações. Para participar, é necessário residir na comunidade atendida, ter compromisso com a segurança do bairro e disponibilidade para atividades de formação e mobilização.


Na prática, são eventos realizados com líderes comunitários e também contam com a participação das secretarias de Serviços Urbanos, Mobilidade, Saúde, Segurança, Habitação e Cultura.


"Os NUPDECs são uma ferramenta essencial para fortalecer a cultura de prevenção e preparar a comunidade para agir em situações de risco. Com moradores treinados e capacitados, conseguimos reduzir danos e garantir respostas mais rápidas e eficazes em emergências”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Itaquá, Anderson Marchiori.


Recentemente, a Secretaria de Assistência Social fez a captação das lideranças dos bairros com áreas de risco e promoveu, junto à Defesa Civil, duas reuniões para retomada da reciclagem dos NUPDECs existentes e criar novos núcleos.


"Itaquá é uma cidade que pratica a coletividade. Além das secretarias estarem unidas, a participação da população é fundamental na gestão de riscos. Os NUPDECs possibilitam que os próprios moradores identifiquem sinais de perigo e adotem medidas preventivas”, completou o prefeito Eduardo Boigues.


Fotos: Divulgação

Comentários


bottom of page