Câmeras de monitoramento auxiliam em mais de 100 ocorrências em Ferraz de Vasconcelos
- Editor

- 29 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

O sistema de videomonitoramento de Ferraz de Vasconcelos tem se consolidado como uma ferramenta fundamental no reforço da segurança pública do município. Somente em 2025, mais de 100 ocorrências foram atendidas com o apoio da Central Integrada de Monitoramento Ferrazense (CIMF), conhecida como Monitora Ferraz.
De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Civil, as ações resultaram na prisão de criminosos e de procurados pela Justiça, além da recuperação de veículos roubados e furtados e da prevenção de diversos delitos em diferentes regiões da cidade.
Outro avanço significativo foi a implantação do Botão do Pânico, destinado à proteção de mulheres vítimas de violência doméstica, especialmente aquelas que possuem medida protetiva ativa e são acompanhadas pela Guardiã Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM).
Ainda em 2025, a Guardiã Maria da Penha realizou 18.583 rondas preventivas. As ações resultaram na elaboração de 304 boletins de ocorrência da GCM, 19 registros encaminhados à Polícia Civil e na prisão em flagrante de 15 agressores por descumprimento de medidas protetivas. O trabalho reforça o compromisso da corporação com a defesa da vida e a proteção das mulheres.
Para ampliar a atuação nas ruas, o município também investiu na valorização e no fortalecimento do efetivo da Guarda Civil Municipal. Ao todo, 36 novos guardas foram contratados e estão em fase de formação, contribuindo para o aumento da presença ostensiva e preventiva na cidade.
Na área da educação, um dos destaques foi a implantação do Botão do Pânico em todas as escolas da rede municipal, medida que amplia a segurança de estudantes, educadores e servidores. Em complemento, a GCM realizou 3.056 rondas escolares, garantindo maior tranquilidade no ambiente educacional.











Comentários