Câmara homenageia os 10 anos do grupo circense Combuca da Judite
- Editor

- 2 de out.
- 2 min de leitura
Moção de autoria da vereadora Inês Paz (PSOL) reconhece a trajetória do coletivo cultural fundado em Mogi das Cruzes e sua contribuição para a difusão da arte popular.
Mogi das Cruzes — 1º de outubro de 2025 — A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira a Moção nº 181/2025, de autoria da vereadora Inês Paz (PSOL), em homenagem ao grupo cultural Combuca da Judite, que completa 10 anos de atividades dedicadas à difusão da arte popular, circense e mambembe.

O tributo é direcionado ao idealizador do coletivo, Vander Leonardo de Morais, e a toda a equipe envolvida na iniciativa, que nasceu em Mogi das Cruzes e se consolidou como referência artística na região e em outros estados do país.
Criada inicialmente a partir de uma Kombi adaptada, a Combuca da Judite se transformou em palco, tela de cinema, circo, festa e poesia ambulante. Ao longo de uma década, percorreu mais de 10 mil quilômetros, levando espetáculos para comunidades de Mogi das Cruzes, Alto Tietê, capital paulista, interior, aldeias indígenas, litoral, além de estados como Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo.
“A vida não é feita só de pão, mas também de sonhos. E os sonhos, quando se encontram, viram espetáculo”, destaca um trecho da moção, ressaltando a importância do coletivo na promoção da cultura, da imaginação e da alegria.
Além da Moção de Aplausos, a propositura prevê a confecção de uma placa de aço escovado em comemoração aos 10 anos de atividades do projeto. O reconhecimento será encaminhado a Vander Leonardo de Morais, à equipe do grupo, à Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes, ao Conselho Municipal de Cultura e à Frente Popular pela Cultura.











Comentários