top of page

Câmara de Mogi aprova projeto que garante presença de fisioterapeutas em maternidades

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 8 de out.
  • 1 min de leitura
Mogi das Cruzes SP
Mogi das Cruzes SP

Proposta do vereador Bi Gêmeos busca ampliar a assistência durante o trabalho de parto

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (7), o Projeto de Lei nº 01/2025, de autoria do vereador Bi Gêmeos (PSD), que assegura às gestantes o direito de contar com a presença de fisioterapeutas em maternidades, casas de parto e hospitais congêneres da cidade, tanto da rede pública quanto privada.

O texto estabelece que a presença desses profissionais será garantida quando a contratação for feita pela própria gestante, por seu cônjuge/companheiro ou por familiares.

A proposta considera o papel fundamental da fisioterapia durante a gravidez e o trabalho de parto, com orientações sobre exercícios, posturas, técnicas de respiração e relaxamento, além da adoção de medidas não farmacológicas para alívio da dor e redução da ansiedade. Essas práticas podem contribuir para a diminuição do tempo de parto e até mesmo da taxa de cesarianas.

“A participação conjunta da equipe médica, de enfermagem e da fisioterapia aumentará a qualidade da assistência prestada a todas as mulheres. O uso de recursos fisioterapêuticos também garante mais segurança para mães e bebês”, justificou o vereador Bi Gêmeos.

O projeto ainda esclarece que a presença do fisioterapeuta não substitui o acompanhante já assegurado por lei federal, nem se confunde com a atuação das doulas, cuja participação já é garantida por legislação municipal.

Com a aprovação em plenário, a proposta segue para sanção do Executivo.

Comentários


bottom of page