Cultura de Itaquá recebe R$ 2,3 milhões da Lei Aldir Blanc
- Editor

- 20 de jan.
- 2 min de leitura
Recursos da Política Nacional Aldir Blanc vão fortalecer ações culturais, editais e projetos ao longo de 2026

A cultura de Itaquaquecetuba inicia 2026 com um importante reforço financeiro. A Secretaria de Cultura do município recebeu R$ 2,3 milhões referentes ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O valor, já disponível em conta, será investido diretamente no fomento cultural, beneficiando artistas, produtores e trabalhadores do setor ao longo do ano.
A confirmação do repasse foi feita por meio da plataforma CultBR, sistema oficial do Governo Federal utilizado pelo Ministério da Cultura para a gestão e liberação dos recursos. O investimento fortalece a cadeia produtiva cultural da cidade, promovendo geração de renda, emprego e valorização das expressões artísticas locais.
A gestão e o acompanhamento dos projetos contemplados ficam sob responsabilidade do Departamento de Fomento Cultural da Secretaria de Cultura. No último ciclo da PNAB, mais de 70 projetos culturais foram executados em espaços públicos e privados do município, todos monitorados pela pasta.
“Nosso trabalho vai além de receber e aplicar o recurso. Nós capacitamos os artistas para que saibam escrever projetos, captar e aplicar corretamente os recursos recebidos”, destacou a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa.
O segundo ciclo de editais seguirá o Plano de Aplicação de Recursos, aprovado durante os fóruns setoriais realizados no primeiro semestre do ano passado. As chamadas públicas vão contemplar diversas áreas, como espetáculos multilinguagens, mostras e festivais, patrimônio histórico material e imaterial, artes visuais, produção de games, curta-metragem, ações formativas para a primeira infância e juventude, além de premiações para mestres da cultura e Pontos de Cultura.
Para o secretário de Governo, Marcello Barbosa, o investimento vai além do setor cultural:
“A cultura tem um papel crucial na evolução da cidade. Uma população próxima da capacitação, da educação e da cultura é mais consciente e feliz. Vamos garantir que esses investimentos cheguem aos bairros”, afirmou.
O prefeito Eduardo Boigues reforçou o caráter democrático da política cultural no município:
“Em breve teremos novos editais e os artistas poderão se inscrever. A Secretaria de Cultura está de portas abertas para famílias, artistas e todos que acreditam na cultura como ferramenta de transformação”, completou.
A Secretaria de Cultura está localizada na avenida Vereador João Fernandes da Silva, 53 – Vila Virgínia, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
📸 Fotos: Aline Sabino (Cultura Itinerante) e Dayane Oliveira (Sarau)











Comentários