top of page

Conselho dos Fundos Sociais vai impulsionar projetos socioambientais

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 13 de fev. de 2025
  • 2 min de leitura

Uma das propostas é ampliar eco bazares que transformam materiais recicláveis em “moeda humanitária” para troca por alimentos, produtos de limpeza, serviços ou brinquedos


Conselho dos Fundos Sociais de Solidariedade
Conselho dos Fundos Sociais de Solidariedade

O Conselho dos Fundos Sociais de Solidariedade do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) deverá ampliar o alcance e regionalizar o projeto dos “eco bazares”, já existentes em algumas cidades. A proposta foi lançada pela coordenadora do Conselho e presidente do Fundo Social de Itaquaquecetuba, Mila Boigues, durante evento de apresentação dos novos integrantes do órgão, realizado nesta quinta-feira (13/2), no auditório da sede da entidade.


Os eco bazares fazem parte do programa Recicla Cidade, que é desenvolvido pelo CONDEMAT+ desde 2021, e atuam em diversas pontas. Uma delas é a promoção da preservação do meio ambiente por conta da reutilização de lacres de alumínio ou tampas de embalagem tetra pak. De outro lado, auxiliam as famílias em vulnerabilidade a conseguir os produtos. Segundo Mila, formatar o projeto unificando as experiências de cada município irá resultar em um maior alcance, na diversidade de produtos e até serviços que podem ser incrementados aos bazares.


“Eu vejo um grande potencial nessa moeda humanitária. Também podemos tirar daqui um case de sucesso e servir de exemplo para outras regiões que podem aplicar esse modelo. Outra situação é que podemos ampliar as parcerias, oferecendo uma gama maior de produtos e serviços”, apontou.


Presente no evento, o presidente do Condemat+, prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, apoia a ideia. Ele reforçou a necessidade da elaboração de leis municipais para regulamentar a atividade, haja vista que as empresas que prestam serviço de coleta de resíduos sólidos nas cidades precisam estar integradas.


Cidades como Arujá, Salesópolis, Guararema, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos e Suzano já possuem o eco bazar. Em Santa Isabel, por exemplo, o projeto recebe o nome de Cantinho do Bem. Lá o material reciclado é pesado e a cada um quilo é gerado uma “ecomoeda”. Neste caso, o que é recebido é direcionado à uma cooperativa de catadores.


Lacre Solidário

Durante o evento foi entregue à presidente do Fundo Social de Ferraz de Vasconcelos, Cida Gambale, uma cadeira de rodas, fruto do projeto Lacre Solidário. A campanha de arrecadação de lacres de alumínio acontece por meio de uma parceria entre o Conselho dos Fundos Sociais e a SPMar. O município conseguiu atingir a meta de arrecadar 90 quilos do material e foi contemplado. Este projeto segue neste ano.


Coordenação


O Conselho dos Fundos Sociais conta com Cida Gambale, de Ferraz de Vasconcelos, como coordenadora adjunta e Caroline Gomes, presidente do Fundo Social de Guarulhos, como secretária. Todas as demais presidentes são membros.

Participaram do evento as presidentes dos Fundos Sociais, Clau Teixeira Camargo, de Arujá; Roberta de Oliveira Silva Taino, de Biritiba Mirim; Lúcia Naf, de Mairiporã; Maíra Cusatis, de Mogi das Cruzes; Jamily Jhenniffer de Macedo, de Salesópolis; Edna Barbosa, de Santa Branca e Déborah Raffoul, de Suzano. Poá e Santa Isabel enviaram representantes: Welington Alves Teixeira e Patrícia Cristiane Dias, respectivamente.

Comentários


bottom of page