Com LED em 100% da cidade, Itaquá economiza energia, inibe criminalidade e reduz acidentes
- Editor

- 22 de out.
- 2 min de leitura
Com investimento de R$ 44 milhões, gestão do prefeito Delegado Eduardo Boigues (PL) conclui modernização total da iluminação pública com tecnologia LED, sustentabilidade e mais segurança para os moradores.

Itaquaquecetuba, cidade de quase meio milhão de habitantes, atingiu a marca histórica de 100% de lâmpadas de LED em sua rede de iluminação pública. A troca das antigas luzes de mercúrio pela tecnologia Light Emitting Diode (Diodo Emissor de Luz) foi concluída após três anos de trabalho e recebeu R$ 44 milhões em investimentos.
O prefeito Delegado Eduardo Boigues (PL) destaca que o projeto garante melhor visibilidade, mais segurança e economia — mesmo com aumento no número de pontos iluminados. “O criminoso espera por oportunidade, e a falta de iluminação era um problema antigo em Itaquá. Hoje, temos uma cidade mais segura e acolhedora”, disse o prefeito.
Com a modernização, o município passou de 20 mil para 24 mil pontos de luz, alcançando todos os bairros, inclusive os mais afastados. O LED, além de consumir menos energia, não contém mercúrio, reduz riscos ao meio ambiente e tem vida útil até 10 vezes maior que as lâmpadas convencionais.
A economia estimada é de até 25% na conta de energia, mesmo com o aumento de cobertura. Segundo Boigues, o investimento também reflete na segurança viária, diminuindo a probabilidade de acidentes noturnos.
Além da substituição completa, a Prefeitura criou o canal “Alô, Iluminação!”, um call center gratuito (0800-0800-006) para solicitações de reparos e manutenção com resposta em até 72 horas. Implementado em 2024, o sistema garante agilidade e mais eficiência na prestação de serviço público.
“O LED é mais do que luz — é dignidade, segurança e respeito ao cidadão de Itaquá”, concluiu o prefeito.











Comentários