Assistência Social promove atualização do CadÚnico na Fazenda Aya
- Editor

- 2 de out. de 2023
- 2 min de leitura

Público poderá comparecer à Escola Municipal Professora Nizilda Alves de Godoy, quarta e quinta-feira, para receber orientações sobre os programas sociais
Nesta semana, os moradores do bairro Fazenda Aya e adjacências terão um agendamento especial da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano para atualizarem seus dados no Cadastro Único (CadÚnico).
Os serviços serão prestados na Escola Municipal Professora Nizilda Alves de Godoy, situada na estrada Fazenda Viaduto, 6.000, tanto na quarta-feira (04/10), entre 9 horas e meio-dia, quanto na quinta-feira (05/10), das 14 as 16 horas, e servirão como um pré-atendimento para os trabalhos que serão realizados neste sábado (07/10), no mesmo local. Durante o agendamento, as equipes irão orientar os munícipes sobre os documentos que deverão ser apresentados no sábado, de acordo com o serviço necessário.
O Cadastro Único é um sistema que identifica as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou renda mensal total de até três salários mínimos. O procedimento traz informações de todo o núcleo familiar, desde os dados de cada integrante da família até as características da residência para que o Poder Público possa trabalhar em políticas específicas para reduzir a vulnerabilidade social destes moradores.
As famílias com renda superior a meio salário mínimo também podem ser cadastradas, desde que sua inserção esteja vinculada à inclusão ou permanência em programas sociais implementados pelo Poder Público nas três esferas do governo. O cadastro possibilita a inclusão em diversos programas e benefícios, como o Programa Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica e a Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, um documento que possibilita acesso de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos.
O secretário Geraldo Garippo ressaltou a importância de garantir suporte a população que fica distante dos polos disponibilizados pela administração municipal. “A gente quer aproximar o Cadastro Único do cidadão que tem direito de participar dos programas sociais. Por isso, entendemos ser necessário oferecer esse suporte nos bairros mais afastados dos postos de atendimento relacionados à pasta, como a Fazenda Aya. Nosso objetivo é facilitar o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade social aos serviços promovidos pela prefeitura”, disse Garippo.
Texto: Leandro Rodrigues
Créditos da foto: Wanderley Costa/Secop Suzano











Comentários