Assistência capacita profissionais para estímulo à geração de renda na superação de situação de rua
- Jornal Bairro a Bairro Videos
- 23 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
O trabalho é realizado de forma recorrente, por meio do programa Conduz, visando contribuir com a chamada "porta de saída" da situação de rua
A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu, na tarde desta quarta-feira (22-05), mais uma rodada de capacitação técnica para os profissionais que atendem as pessoas em situação de rua em Mogi das Cruzes. O trabalho é realizado de forma recorrente, por meio do programa Conduz, visando contribuir com a chamada "porta de saída" da situação de rua. Ou seja, contribuir para a superação desta situação.

Entre os profissionais participantes, estão as equipes técnicas composta por psicólogas, assistentes sociais, agentes sociais, educadores, assistentes administrativos e coordenação. Todos são atores da rede de atendimento à população de rua, que conta atualmente com sete serviços, entre execução direta e indireta, incluindo o Centro POP, o Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS), além das unidades de acolhimento em suas diversas modalidades, executadas em parceria com organizações da sociedade civil.
O trabalho é uma das prerrogativas do programa Conduz, em consonância com os demais serviços já prestados pela Secretaria de Assistência Social. Para além da abordagem e potencial acolhimento das pessoas em situação de rua, o elo com o Conduz é feito com o intuito de possibilitar o avanço para a conquista da autonomia e autossuficiência, que são objetivos-chave da rede e do atendimento a esse público como um todo.
O conteúdo da capacitação envolve oficinas sobre o conceito de trabalho, identidade, habilidades sociais, bem como estratégias e metodologias para a inclusão da população de rua no mundo do trabalho e na economia solidária. Tais oficinas serão aplicadas com a população atendida nos serviços parceiros.
Após a aplicação das oficinas com os usuários, será realizado um diagnóstico do perfil de cada indivíduo, visando a inserção no mundo do trabalho formal ou em grupos de geração de trabalho e renda. Estes últimos podem ser incluídos no pilar de incubação social do programa Conduz, em que o foco é o atendimento a pessoas e grupos que buscam a superação de vulnerabilidades e riscos, por meio da descoberta de habilidades que podem ser convertidas em fonte de renda.
Esta é mais uma ação da Secretaria com vistas a qualificar o atendimento da população em situação de rua, a exemplo do reordenamento dos serviços de acolhimento com aumento de investimentos em recursos financeiros e humanos, além da implantação de novos serviços.
A capacitação foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. Quem busca acompanhamento do programa Conduz ainda pode se inscrever, por meio de formulário online. Também seguem abertas as inscrições para participação da Feira de Troca e Formação em Economia Solidária e para oficineiros das atividades previstas para este ano.
Inscrições
Incubação Social - https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdpt2bAHbiTFLQk3RIGTyvNdeV-WSmMv1o_M1Tg02cDg--6lQ/viewform.
Feira de Troca e Formação em Economia Solidária - https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSesmhrV6J6tvXFzGYq6lHug9bc99rscSQuQ2yDBG5wMUgJiVw/viewform
Seleção e credenciamento de oficineiros - https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdq3YlU5xjEEWeiQ-bmw2q2YCUXfBlS3bmgAOWqy7olqH01NQ/viewform
Fonte: Coordenadoria de Comunicação | Prefeitura de Mogi das Cruzes











Comentários